quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

São Paulo tem plano B para substituir Itaquerão

05/01/2011 - Portal 2014

Governo estipula prazo para que Corinthians defina se construirá ou não seu estádio

Corinthians promete anunciar financiadores do Itaquerão neste mês (crédito: CDC Arquitetos/Divulgação)

O novo governo de São Paulo continua apoiando o estádio do Corinthians para a Copa de 2014, mas já trabalha com um plano B caso o clube não consiga viabilizar a obra. 

“Essa situação tem que estar definida ainda neste mês porque já estamos em 2011, temos a Copa das Confederações em 2013 e o Mundial em 2014”, afirmou ao jornal “Folha de S.Paulo” o secretário de Esportes de São Paulo, Jorge Roberto Pagura. 

Segundo a reportagem, garantir a abertura do Mundial na capital paulista virou uma obsessão do novo governo. Por isso a pressão para uma rápida definição da arena que representará a cidade.

Até o momento, o Corinthians tem garantias para erguer um estádio para 48 mil pessoas. A obra custaria R$ 350 milhões e seria bancada pela Odebrecht. Mas o clube precisa de ao menos R$ 600 milhões para um estádio que comporte a abertura do Mundial, com o mínimo de 65 mil lugares.

O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, afirma que até o final de janeiro anunciará as empresas que bancarão a obra, entre elas uma estatal.

Outros eventos
O governo de São Paulo também pretende intensificar as ações para trazer o maior número de eventos paralelos e estruturas de suporte à Copa de 2014. A festa de abertura, o Congresso da Fifa e o centro de mídia (IBC - International Broadcast Center) estão nos planos da cidade.

"[Além da abertura] queremos também o IBC. E não tenho dúvidas de que o Congresso da Fifa deve vir para São Paulo. Em termos de hotelaria cinco estrelas, a cidade é uma das mais preparadas para esse evento", disse Pagura.