sábado, 28 de maio de 2011

Pedestre terá de erguer mão na faixa

28/05/2011 - O Estado de São Paulo, Renato Machad

Campanha contra os atropelamentos recomendará a motoristas que parem diante do gesto, em locais onde não há semáforos

Um pedestre se aproxima da faixa de segurança, estica o braço para a frente e logo em seguida todos os carros param para esperar sua passagem. A cena comum em Brasília e nos países desenvolvidos pode começar a virar realidade em breve em São Paulo. Pelo menos é o que espera a Secretaria dos Transportes, que na segunda vai começar a orientar as pessoas a fazer o movimento sempre que forem atravessar uma rua ou avenida na faixa - em locais onde não há semáforos.

Andre Dusek/AE-07/5/2010

Exemplo. Solução foi adotada com sucesso em Brasília

A recomendação estava presente em uma portaria publicada na edição de ontem do Diário Oficial da Cidade. Os pedestres devem fazer o sinal com o braço para solicitar a parada dos veículos sempre que a distância entre os dois for de até 50 metros. O texto, no entanto, faz a ressalva de que as pessoas a pé devem levar em conta a "visibilidade, a distância e a velocidade" dos automóveis para evitar acidentes.

Outra recomendação é que o chamado "gesto do pedestre" seja feito em vias mais movimentadas apenas quando houver um grupo de pessoas para atravessar. Sempre que houver agentes de trânsito, continua valendo a determinação da autoridade.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que vai inicialmente orientar motoristas e pedestres sobre o respeito aos sinais. "Nas próximas semanas, a 1.ª Zona de Máxima Proteção ao Pedestre na região central e Avenida Paulista receberá uma ação específica para a orientação de pedestres e motoristas em relação ao uso do "Gesto do Pedestre"", informou. Em um segundo momento, haverá aperto na fiscalização e, consequentemente, aumento na quantidade de multas aplicadas.

Brasília. O sinal com o braço acabou virando uma das marcas do bem-sucedido programa implementado em Brasília para aumentar o respeito aos pedestres. A medida, no entanto, veio acompanhada de educação de motoristas de ônibus e táxis, orientação de pedestres e motoristas em todas as faixas e depois um aperto na aplicação de multas.

Para especialistas, a adoção do gesto pode ser prematura. "Em Brasília, melhorou bastante, porque houve um programa intenso e com muita punição, muitas multas", diz o professor da USP Jaime Waisman. "É preciso colocar semáforos com foco para pedestres e agentes em todos cruzamentos, se quiser que a campanha dê certo", diz o consultor Horácio Figueira. 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Rodoanel é utilizado como via expressa, diz Karla Bertocco

27/05/2011 - Brasil Econômico


Assessora da Secretaria de Transportes e Logística do Estado de São Paulo, Karla Bertocco, afirma que o projeto do Rodoanel está sendo reavaliado, uma vez que perdeu sua função inicial

Segundo a assessora, o Rodoanel - que previa o transporte majoritário de cargas - acabou perdendo sua função inicial.

“Estamos revendo o Rodoanel porque as pessoas estão usando o canal como uma avenida 23 de maio e a nossa expectativa era que fosse majoritariamente para transporte de carga”, sinalizou Karla. “O investimento somente nos canais rodoviários não serão suficientes”. A previsão é de um aumento de R$ 13 bilhões em apliações de rodovia, duplicação e melhorias no traçado.

Esse valor deve abarcar a duplicação da Rodovia dos Tamoios por meio de uma parceria público-privadas - formato ao qual o Estado já está bastante acostumado, graças a suas 19 rodovias concedidas à administração privada. O relevo do percurso prevê que o traçado seja semelhante ao do sistema Anchieta-Imigrantes, onde a nova rodovia e a antiga não passam necessariamente pelo mesmo trajetos.

No entanto, o projeto de maior relevância para o estado é do contorno de São Sebastião, cujo investimento ultrapassa pos R$ 4 bilhões. “Essa estrutura é fundamental para que possamos acessar ao porto de São Sebastião de forma mais eficiente e produtiva”, sinalizou a assessora.

Karla também apontou que o governo federal tem apoiado a aproximação entre as ferrovias e o modal hidroviário. “Temos um investimento do governo federal na ampliação da extensão de um dos modais hidroviários em cerca de 255 km para se aproximar das ferrovias”, ressalta.

A assessora não deixou de lado a preocupação com os modais aeroviários. “Poucos sabem, mas tempos 31 aeoroportos regionais, sendo que seis são de viações comerciais e outros operam alguma viação executiva e transportes de cargas.”

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeitura dá autorização e obras do Itaquerão podem começar 4ª

24/05/2011 - Folha de São Paulo, Bernardo Itri do Painel FC

A Prefeitura vai publicar no "Diário Oficial" desta quarta-feira a autorização para o início das obras do Itaquerão.

Até então, o Corinthians tinha autorização da secretaria de Habitação, mas agora terá também da coordenação da subprefeitura, que autorizará a instalação do canteiro de obras.

O estádio, que concorre para receber o jogo de abertura do próximo Mundial, está previsto para o final de 2013 ou início de 2014. Tem que começar a ser erguido no meio deste ano, pois a conclusão demora 30 meses.

Werner Sobek Engineering & Design/Divulgação 

Inicialmente, o clube paulista pretendia começar as obras em abril, depois adiou para maio e, na última segunda-feira, parou de dar datas e informou que "o início das obras ocorrerá em breve".

A partir da publicação no "Diário Oficial", o Corinthians já pode começar as obras no mesmo dia.

A Odebrecht tinha apresentado o valor de R$ 1,07 bilhão para a construção do estádio corintiano, que foi o escolhido para receber a abertura da Copa-2014.

O clube conta até agora com R$ 400 milhões do empréstimo do BNDES e R$ 240 milhões dos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento, da Prefeitura de São Paulo, para erguer o estádio.

DESPESAS

O Corinthians terá que gastar mais dinheiro no Itaquerão após a disputa da Copa do Mundo-2014. Além de dinheiro, o clube terá que esperar também mais quatro ou cinco meses após o Mundial para mandar seus jogos no estádio.

A estimativa da diretoria é de despesas entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões para deixar a arena com a cara do clube. É que o estádio da abertura do Mundial tem instalações específicas, inúteis para o Corinthians.

'O que me deixa mais puto é o seguinte: vou entregar o estádio em dezembro de 2013 e só vou poder usufruir dele em outubro ou novembro de 2014', disse à Folha o diretor de marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg. Reclamação em tom bem-humorado, sem irritação com a Fifa.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Começam a valer hoje as 8 Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre em SP

11/05/2011 - O Estado de São Paulo, Renato Machado

Foto: Daniel Teixeira/AE


Motorista terá de parar na faixa sempre que alguém estiver tentando atravessar; agentes atuarão principalmente na região central.

Motoristas paulistanos têm, a partir de hoje, de parar nas faixas de pedestre quando houver alguém atravessando - comportamento que já deveria ser obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Começarão a valer em oito pontos da cidade as Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs), a mais recente tentativa de mudar comportamentos e reduzir atropelamentos.O objetivo do programa é criar áreas onde a travessia dos pedestres será feita com a máxima segurança. Haverá reforço de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesses locais e de orientadores de tráfego - pessoas que vão ficar com bandeiras e balançá-las na frente dos motoristas, sempre que uma pessoa estiver atravessando sobre a faixa de pedestres.

Inicialmente, haverá ações apenas nas 8 ZMPPs, formadas provavelmente por dez cruzamentos. Essas áreas estão em um perímetro compreendido pelas Avenidas Duque de Caxias e Paulista - os limites laterais serão a Rua da Consolação e as Avenida Liberdade e do Estado. O objetivo em um segundo momento é expandir a campanha para outras regiões da capital.

A lista completa com os pontos será divulgada na manhã de hoje pelo secretário dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco. Mas já estão certas ações nos cruzamentos das Avenidas Ipiranga com São Luís e no perímetro formado pelas Ruas da Consolação, Martins Fontes, São Luís e Xavier de Toledo. Foram colocadas 470 placas pela região central com a frase “Na conversão, a prioridade é sempre do pedestre”.

Multas. Inicialmente, a CET vai dar preferência a orientar motoristas que cometerem infrações nessas áreas. A companhia alerta, no entanto, que após um período não especificado de adaptação vai intensificar a aplicação de multas aos infratores.

A campanha é inspirada na experiência de Brasília dos anos 1990 (veja mais informações ao lado). Em 2010, 630 pedestres morreram no trânsito de São Paulo - metade do total de mortos em acidentes na cidade.

Campanha. A Organização das Nações Unidas lança hoje a década mundial de campanhas para redução no número de vítimas do trânsito. Por ano, 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes e outros 50 milhões ficam feridas. No Brasil, o lançamento será às 18h, quando o Cristo Redentor será iluminado de amarelo. O mesmo ocorrerá na Torre Eiffel em Paris, na Muralha da China e na Times Square, em Nova York, entre outros monumentos mundiais.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Obra em Itaquera começa em maio, diz secretário da Copa de SP

06/05/2011 - Portal 2014

Gilmar Alves afirma que só falta a aprovação do Relatório de Impacto de Vizinhança

O secretário especial da Copa de 2014 da prefeitura de São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, declarou hoje que as obras do estádio do Corinthians em Itaquera serão iniciadas ainda neste mês de maio. O anúncio foi feito hoje (6), durante seminário organizado deputados paulistas na Assembleia Legislativa.

Gilmar Alves afirmou que o início dos trabalhos depende apenas da aprovação do Relatório de Impacto de Vizinhança pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. "O Corinthians tinha um óbice, que envolvia o terreno, mas após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público e a prefeitura, só falta o relatório de impacto de vizinhança, que deve ser aprovado na próxima semana", disse o secretário.
Futura Arena Corinthians, em São Paulo (crédito: CDC Arquitetos/Divulgação)

Presente ao encontro, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse estar satisfeito com a aparente solução do problema do estádio em São Paulo. "Espero que os próximos dias estejam defintivamente próximos, porque o Corinthians e a prefeitura sempre me dizem que as obras começarão nos próximos dias", alfinetou o ministro.

Além do secretário Gilmar Alves e do ministro Orlando Silva, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, também participou do seminário, mas não apresentou novidades sobre o projeto, financiamento ou sobre as negociações com a construtora Odebrecht. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o prefeito Gilberto Kassab não compareceram.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CCDI e CCP iniciam obras de projeto inovador de torre comercial e shopping na Avenida Paulista

04/05/2011 - Camargo Corrêa

Em um dos terrenos mais conhecidos e bem localizados de São Paulo, empreendimento presenteará paulistano com uma nova área verde, composta por árvores nativas da Mata Atlântica.



As incorporadoras Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) e a Cyrela Commercial Properties (CCP) iniciam este mês a obra de um empreendimento que deve se tornar mais um marco da cidade de São Paulo. Localizado na Avenida Paulista, o projeto – complexo formado por torre comercial e shopping center, prevê uma área verde de 2.380 metros quadrados aberta ao público, com árvores de variadas espécies, áreas de circulação, estar e acessibilidade. O projeto está previsto para ser entregue no 1º semestre de 2015.

Para resgatar a vegetação original da região serão preservadas 60 árvores do terreno e plantadas 106 novas mudas originais da Mata Atlântica. Ainda como forma de compensação ambiental, as empresas Incorporadoras farão obras e serviços de revitalização no Parque Siqueira Campos (Trianon-Masp), em conformidade com o projeto aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.


Pré-certificação
A preocupação com o meio ambiente também se reflete na construção do empreendimento. A obra recebeu a précertificação LEED C&S (Leadership in Energy and Environmental Design for Core and Shell), na categoria Gold, selo verde de reconhecimento internacional concedido pelo United States Green Building Council (USGBC), organização sem fins lucrativos que defende a construção sustentável. Para recebê-la, foi necessário atender aos requisitos para localização, eficiência no consumo de água, eficiência energética, qualidade do ambiente interno, utilização de materiais sustentáveis e inovação em projeto. A certificação definitiva será obtida após a conclusão da obra e comprova a preocupação das empresas com a responsabilidade socioambiental da região onde o empreendimento será implantado.

Alargamento de ruas e sinalização

Para aliviar possíveis impactos no trânsito da Avenida Paulista, CCDI e CCP irão promover uma série de melhorias na região, como investimentos em semáforos, controladoras, câmeras, sinalização, travessias, além de alargamento das ruas Pamplona e São Carlos do Pinhal.

O tamanho do empreendimento:

Torre de escritórios: 13 pavimentos com lajes corporativas de 1.500 a 2.000 m².

Shopping Integrado à torre de escritórios: 5 pavimentos, 142 lojas, praça de alimentação com 19 opções de fast food, 9 restaurantes, 6 salas de cinema, teatro, além ser serviços de apoio e conveniência.

Estacionamento: 1.500 vagas de garagem, com 7 subsolos. O projeto está previsto para ser entregue no 1º semestre de 2015.