quinta-feira, 30 de junho de 2011

SP: perto de concluir complexo viário

Obras na Padre Adelino iniciaram em 2007

Iniciadas em 2007, as obras do complexo viário Padre Adelino estão próximo de serem finalizadas. De acordo com a prefeitura de São Paulo, os serviços estão concluídos na nova faixa do viaduto Pires do Rio e os viadutos Catiguá/Balem e o estaiado Padre Adelino.

As alças de acesso estão em andamento. Também estão sendo finalizados reparos nas calçadas da avenida Salim Farah Maluf.

O valor contratual tem por base julho de 2004 e sofreu correções monetárias no período, conforme previsto em Lei. Também houve alterações de projeto, em geral para facilitar o entendimento com as famílias desapropriadas e outros fatores supervenientes.

O prazo para execução da obra se estendeu principalmente por conta das desapropriações, em especial, o terreno da cabeceira do viaduto, cuja imissão na posse foi concedida em abril.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Roberto Carlos constrói prédio, mas quer eliminar 13º andar

17/06/2011 - O Estado de São Paulo, Jotabe Medeiros

Cantor lançou em São Paulo um luxuoso edifício de 40 andares na avenida Juscelino Kubitscheck, sua primeira empreitada no ramo imobiliário

SÃO PAULO - O cantor Roberto Carlos lançou em São Paulo um luxuoso edifício de 40 andares na avenida Juscelino Kubitscheck, sua primeira empreitada no ramo imobiliário. Mas quer eliminar o 13º andar. "Nos Estados Unidos eles não têm problemas em relação a isso, mas aqui está difícil", contou ao Estado o cantor, que tenta pular direto do 12º para o 14º andar por conta de sua superstição em relação ao número 13. A Prefeitura de São Paulo recusou o pedido, mas Roberto disse que não vai desistir, vai continuar tentando.

Thiago Queiroz/AE
Cantor participou da festa de lançamento do empreendimento

O edifício, batizado com o nome de Horizonte Home and Office, deverá estar pronto em dois anos, um investimento de R$ 200 milhões. O numero 13 não é o único empecilho - a própria mania perfeccionista do cantor faz com que detalhes do projeto (do arquiteto Itamar Berezin) sejam mudados a todo instante. "Mas ele (Roberto) já está fazendo shows no dia 13", contemporizou o empresário do artista, Dody Sirena.

Roberto lançou o empreendimento com seus sócios, para convidados, e cantou duas músicas: Além do Horizonte e Emoções. Depois, passeou com fãs e jornalistas por apartamento decorado por ele. O prédio mistura um bloco comercial, de 15 andares, e o residencial de 40 andares. Neste, Roberto terá um apartamento. "Não quero na cobertura. Estou em dúvida entre o 33º e o 34º andar", contou.

Grande parte das 266 unidades residenciais e das 80 unidades comerciais já está reservada. São 8 apartamentos por andar. O industrial Antonio Trofa e sua mulher Maria Cristina estão entre os que reservaram. "Ele não iria colocar o nome dele numa coisa que não fosse idônea", afirmou Antonio. O terreno foi adquirido há quatro anos, e o prédio deverá ser comercializado por um batalhão de 500 corretores nos próximos dias.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SP testará faixa para carro com 2 pessoas

02/06/2011 - Jornal da Tarde, Circe Bonatelli

A Prefeitura de São Paulo prepara duas mudanças nas ruas da cidade. A primeira delas deve começar nas próximas semanas e se refere à implementação de uma faixa exclusiva para carros que trafeguem com mais de uma pessoa a bordo. O objetivo dessa medida, segundo a prefeitura, é priorizar o transporte coletivo.

A outra mudança, ainda sem previsão de data para entrar em vigor, é a utilização das ciclofaixas durante os dias de semana, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte. Hoje, o uso das ciclofaixas é restrito a domingos e feriados, como uma opção de lazer.

O anúncio preliminar foi feito hoje (2) pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, durante a Cúpula C40, reunião de prefeitos de metrópoles de vários países para debate das mudanças climáticas.

Segundo Kassab, a faixa exclusiva para carros com mais de um passageiro já está em estudo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e um projeto piloto deve ser implementado nas próximas semanas.

Já o projeto de extensão das ciclofaixas também está em estudo, mas sem previsão de data para entrar em vigor. O prefeito adiantou que ele será implementado como teste, um dia por mês, nas ciclofaixas já existentes.

“Essa é uma ideia minha que deixa os diretores da CET de cabelo em pé”, contou Kassab. “Vamos avaliar a implementação da ciclovia permanente na cidade de São Paulo. É um legado que quero deixar para as próximas gestões.”

São Paulo tem hoje 45 quilômetros de ciclofaixas que interligam os Parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, através de uma faixa exclusiva sinalizada nas ruas para uso das bicicletas.