Antecedentes
A Cidade de São Paulo cresceu em volta do Colégio dos Padres Jesuítas fundado em 1554.
Entre 1720 e 1730 foi iniciada a construção da estrada para o Rio de Janeiro, a partir do vale do rio Paraíba, substituindo um caminho precário intransitável na maior parte do ano.
Cidade de São Paulo em 1850
Nas décadas de 1870 e 1880 a cidade de São Paulo se desenvolveu rapidamente em função de três fatores: a expansão cafeeira, a ferrovia e a imigração europeia.
Indicador de São Paulo para 1878
Mapa de 1881
Em setembro de 1883, a cidade de São Paulo contava com 47 carros de quatro rodas, 2 bisbos e 31 tilburis (duas rodas), fora os bondes de tração animal.
Correio Paulistano, 07/03/1884
Entre 1888 e 1892 foi construído o viaduto do Chá, ligando a rua Direita à rua Barão de Itapetininga, todo em estrutura metálica. Em 1939 foi substituído pelo novo viaduto do Chá, construído ao lado, de concreto armado.
Na década de 1880, com o florescimento da cultura cafeeira muitos ricos fazendeiros tinham casa em São Paulo, de preferência nos bairros de Campos Elíseos e Higyenópolis. A classe média vivia nos bairros de Vila Buarque e Santa Cecília. Os imigrantes italianos davam preferência aos bairros do Brás, Belenzinho, Mooca, Bela Vista (Bixiga), Bom Retiro e Barra Funda.
Largo de São Francisco em 1908
Praça Antônio Prado
Cartão Postal
Cartão Postal
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Em julho de 1912 foi iniciada a demolição da antiga Catedral da Sé.
Viaduto do Chá em 1920
Em 1921, a Ford inaugura na rua Solon, no Bom Retiro, a primeira fábrica de automóveis do Brasil, onde eram montados os modelos T com peça importadas dos Estados Unidos.
Venda de terrenos no Brooklin na década de 1920
Em 1924, foi inaugurado o Palácio das Indústrias para ser um espaço de exposições do desenvolvimento industrial de São Paulo.
Parque Dom Pedro II em outubro de 1929
Sede da Ford na rua Solon, Bom Retiro, em 1929
Em 1932, foi inaugurada a sinagoga Beth-El na rua Martinho Prado, esquina com a Avenida 9 de Julho. Em 2013 o prédio foi tombado e transformado em museu.
Vista aérea do vale do Anhangabaú em 1932
Em 24 de junho de 1932, foi inaugurado o viaduto da rua Boa Vista, cujas obras foram iniciadas em 1928, desafogando a rua XV de Novembro.
Rua Líbero Badaró e Praça do Patriarca na década de 1930
Rua 15 de Novembro na década de 1930
Em maio de 1935, é assinada a ordem de serviço para o início das obras de alargamento e pavimentação da Avenida Rebouças, entre as avenidas Paulista e Vital Brazil, no bairro do Butantã.
Centro de São Paulo
Viaduto Major Quedinho sobre a Avenida 9 de julho na década de 1940
Novos bairros
Correio Paulistano, 26/06/1941
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Em 1952, foi iniciada a construção do Edifício Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, concluído somente em 1961.

Largo do Tesouro e o viaduto Boa Vista em 1953
Álbum de figurinhas de 1954 com os modernistas impondo sua arquitetura. São Paulo era mais bela antes da horrenda semana de arte de 1922. Amplia
Demolição do Pavilhão Belvedere Trianon em 1957 na Avenida Paulista
Modernismo destruidor
Em agosto de 1964, a prefeitura apresenta o plano de construção do Anel Rodoviário de São Paulo. No mesmo mês foram iniciadas as desapropriações para a construção do primeiro trecho, entre a Via Anhanguera e a Avenida Eusébio Matoso em Pinheiros.
Viaduto da Avenida Indianópolis e Avenida Rubem Berta em construção em 1966
Foto Agência Estado
Em 25 de janeiro de 1969, no ponto alto das comemorações do 415º aniversário da cidade, foi inaugurada a Avenida 23 de Maio.
Em 1970, foi inaugurado o viaduto da Beneficência Portuguesa na Bela Vista, sobre a Avenida 23 de Maio, no trecho entre as ruas Vergueiro e João Julião.
Avenida São Luís em 1970
AmpliaEm 6 de maio de 1976, foi inaugurado o Caesar Park Hotel, na rua Augusta nº 1508, próximo da Avenida Paulista.
Em 9 de julho de 1978, é inaugurado o complexo viário do cebolão, na junção das marginais Pinheiros e Tietê com a Rodovia Castelo Branco.
Entre 1978 e 1982 foi construído o Centro Cultural São Paulo na rua Vergueiro.
Em 1979, é inaugurado o hotel 5 estrelas Maksoud Plaza, considerado um ícone da hotelaria, encerrando suas atividades em 6 de dezembro de 2021.
Em meados de 2013, barracas de camping de moradores de rua se espalham pela cidade, após uma entidade distribuí-las gratuitamente. Em junho de 2017, a administração municipal proibiu os agentes da Guarda Civil Metropolitana de retirar pertences de moradores de rua. A presença de barracas nas ruas era proibida pela Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo. Segundo estimativas, a cidade de São Paulo contava com cerca de 16 mil moradores e 12 mil vagas em 63 albergues noturnos. Em 2016, o Decreto nº 57.069, de 17 de junho de 2016, alterado pelo Decreto nº 57.581, de 20 de janeiro de 2017, dispõe sobre os procedimentos e o tratamento dado à população em situação de rua, proibindo a remoção compulsória dessas pessoas do local, sem motivo legal. Em 2019, segundo censo, eram 24.344 moradores de rua, sendo 11.693 acolhidos em abrigos públicos.
Em 19 de agosto de 2021, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaurbiand (MASP) anuncia o projeto de expansão em novo edifício de 14 andares, conectado ao museu através de passagem subterrânea.
Em 16 de setembro de 2024, início das obras do complexo viário Sena Madureira na zona sul.
REFERÊNCIAS:
A cidade de São Paulo. Pharol. Juiz de Fora. 27 setembro 1883. p.1.
Faria Lima inaugura sob chuva a avenida que marcou o aniversário da cidade. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 janeiro 1969. p.4.
NASCIMENTO, Douglas. A história do Viaduto Boa Vista. São Paulo Antiga. 24 junho 2012.
Melhoramentos Urbanos. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 maio 1935. p.224.
FARIAS. Adriana. Barracas de moradores de rua se espalham por pontos da capital. Veja São Paulo.
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