sábado, 8 de maio de 2010

São Paulo estuda ideias de demolição do Minhocão desde 1975



PUBLICIDADE
JAMES CIMINO - Folha de São Paulo - 07/05/2010
EDUARDO GERAQUE
da Reportagem Local
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou ontem um projeto que, se for viabilizado, poderá culminar com a demolição do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão. Mas essa não é a primeira vez que o governo municipal analisa projeto de demolição da via.
Veja imagens do Minhocão
Especialistas apoiam possível demolição do Minhocão
SP lança revitalização do Minhocão, mas não sabe sobre viabilidade
Vitrines de lojas deverão ter faixa "antitrombada" em SP
Kassab diz que dívida de SP com o governo federal é "impagável"
A primeira vez que os paulistanos quiseram se livrar do Minhocão foi em 1975, apenas quatro anos após a sua construção. Já naquela época, o então prefeito Olavo Setúbal temia o impacto político da demolição do elevado, obra de seu antecessor Paulo Maluf, já que afetaria profundamente o trânsito da cidade. Ou seja, ruim com ele, pior sem ele.
Mais tarde foi Jânio Quadros, prefeito entre 1986 e 1988, quem recebeu um projeto de transformar o local em um jardim suspenso, com duas faixas para ônibus elétricos.
Mais recentemente, Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB) também chegaram a debater o destino da via que, segundo pesquisa Datafolha de 2004, foi eleito um dos lugares mais feios da cidade.
A obra degradou todo o entorno e afastou moradores dos prédios vizinhos ao viaduto, cansados do barulho e da poluição dos automóveis.
Em 2006, durante a gestão Serra, a prefeitura lançou um concurso que premiaria o melhor projeto de revitalização do elevado Costa e Silva.
Os arquitetos vencedores queriam transformar o local num parque elevado, com trechos de isolamento acústico.
Embora, de acordo com a assessoria da prefeitura, o concurso não tivesse nenhum compromisso com a execução da obra, na época, o prefeito Gilberto Kassab chegou a dizer que seria loucura se comprometer a realizar uma obra tão cara (custaria R$ 86 milhões). E não havia uma solução para desviar o fluxo de 80 mil carros/dia que passam pelo local.
Já em 2008, a Fundação Getulio Vargas elaborou outro estudo, dessa vez para transformá-lo num corredor de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário