sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Corinthians segue com projeto, "alheio" à Copa de 2014


Salvador entra na briga por abertura e faz clube adiar para janeiro decisão de expandir arena

Corinthians segue com projeto de arena para 48 mil pessoas (crédito: CDC Arquitetos/Divulgação)
Tamanho da letra
 
Marcos de Sousa - São Paulo
postado em 16/09/2010 - Portal 2014
atualizado em 16/09/2010 17:14 h
A cidade de São Paulo segue sem uma definição em relação ao estádio que sediará os jogos da Copa de 2014. Após o veto da Fifa ao Morumbi (leia mais), a única opção concreta apontada pela federação seria o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, zona leste da capital.

Segundo fontes próximas à direção do clube, o Corinthians está preparando a documentação para solicitar à prefeitura de São Paulo as licenças para o início das obras. Mas não é, ainda, o projeto de um estádio para a Copa de 2014. Trata-se de uma arena no padrão Uefa (europeu) para 48 mil pessoas, conforme anunciado pela diretoria do clube na festa de seu centenário.

"O projeto atual não atende à Copa. Se o comitê paulista e a Fifa decidirem por sediar os jogos do Mundial em Itaquera, haverá a necessidade de elaborar o projeto para um novo estádio, que provavelmente terá um custo bem mais elevado. O Corinthians somente aceita investir os R$ 330 milhões, mesmo assim esticando a corda ao máximo", confidenciou uma fonte que acompanha os trabalhos.

O principal problema para a adequação do projeto ao padrão da Fifa, especialmente para a receber a abertura da Copa, é prazo. O Corinthians precisa acelerar o processo da obra para cumprir o cronograma estabelecido com a construtora Odebrecht, parceira do clube no financiamento da obra, que tem custo estimado entre R$ 330 e 350 milhões.
Com a entrada de Salvador na disputa para receber a abertura, ao lado de Brasília e Belo Horizonte, a decisão deverá sair somente em janeiro de 2011, conforme se comenta nos bastidores do COL. E o Corinthians não poderá aguardar até lá para fechar o contrato com a Odebrecht.
SalvadorHoje o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, em entrevista ao site UOL, comentou o namoro da CBF com a cidade de Salvador (leia mais): “Ricardo Teixeira é um cara muito inteligente, ele está falando isso para o governo do estado e a prefeitura de São Paulo se tocarem e ficarem abertos e atentos a Copa do Mundo”, disse o dirigente no desembarque do Corinthians nesta quinta-feira (16) no aeroporto de Congonhas, um dia após a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense.

Por já ter definido um estádio, Salvador é no momento a capital brasileira com as melhores condições para receber a abertura da Copa. A Fonte Nova terá capacidade para 50 mil torcedores e poderia receber mais 15 mil assentos em uma arquibancada desmontável. E sua rede hoteleira é a segunda do país, com 38 mil leitos disponíveis. E, não menos importante, em matéria de festa, os soteropolitanos têm o melhor know-how do país.

http://www.copa2014.org.br/noticias/5291/CORINTHIANS+SEGUE+COM+PROJETO+ALHEIO+A+COPA+DE+2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário