19/01/2012 -
Concessionária SPMar, responsável pela construção do trecho, recebeu a aprovação da Licença Ambiental para a continuidade das obras
A SPMar, concessionária que realiza a construção do Trecho Leste do Rodoanel, em São Paulo, recebeu esta semana a aprovação da Licença Ambiental para a quarta fase das obras do projeto.
O Trecho Leste do Rodoanel vai ligar o final do Trecho Sul, na interligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no ABC Paulista, com as rodovias Ayrton Senna e Dutra.
De acordo com a concessionária, a aprovação se refere à instalação dos 4 quilômetros do viaduto Encontro Leve Estruturado, que tem 8,8 quilômetros de extensão no total.
A estrutura, projetada com pistas suspensas para minimizar o impacto da obra, vai passar por cima da várzea dos rios Tietê e Guaió.
No procedimento de construção do viaduto, primeiro são instaladas estacas de concreto e, depois, lançadas as vigas pré-fabricadas de concreto.
Assim, o projeto evita grandes movimentações de terra e restringe o contato dos trabalhadores com as áreas de preservação ambiental, além de aumentar a velocidade da obra.
Se o viaduto fosse construído de forma convencional, o projeto demandaria serviços de drenagem, escavações, aterros e terraplenagem para a instalação dos blocos de fundação para os pilares da superestrutura. Com o Encontro Leve, a SPMar conseguirá diminuir o impacto ambiental em até 95%.
Com o quarto trecho da obra liberado, o traçado do Trecho Leste do Rodoanel chega às cidades de Suzano e Poá.
Confira a cronologia dos três primeiros trechos:
Agosto de 2011 – inauguração das obras do trevo de ligação entre o Trecho Sul, a Av. Papa João XXIII e o Trecho Leste;
Outubro de 2011 – início da segunda fase, com a construção da usina de concreto da fábrica de vigas, em Suzano.
Segundo a SPMar, a fábrica está produzindo todas as 8.640 vigas de concreto e as 2.900 estacas para a construção do viaduto Encontro Leve Estruturado;
Dezembro de 2011 – início da terceira etapa, com o começo da construção do túnel Santa Luzia.
Janeiro de 2012 – início das obras da quarta fase, com a construção do viaduto Encontro Leve Estruturado.
Acompanhe aqui no Portal Transporta Brasil toda a evolução das obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.
Fonte: Transporta Brasil, Por Leonardo Andrade
Concessionária SPMar, responsável pela construção do trecho, recebeu a aprovação da Licença Ambiental para a continuidade das obras
A SPMar, concessionária que realiza a construção do Trecho Leste do Rodoanel, em São Paulo, recebeu esta semana a aprovação da Licença Ambiental para a quarta fase das obras do projeto.
O Trecho Leste do Rodoanel vai ligar o final do Trecho Sul, na interligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no ABC Paulista, com as rodovias Ayrton Senna e Dutra.
De acordo com a concessionária, a aprovação se refere à instalação dos 4 quilômetros do viaduto Encontro Leve Estruturado, que tem 8,8 quilômetros de extensão no total.
A estrutura, projetada com pistas suspensas para minimizar o impacto da obra, vai passar por cima da várzea dos rios Tietê e Guaió.
No procedimento de construção do viaduto, primeiro são instaladas estacas de concreto e, depois, lançadas as vigas pré-fabricadas de concreto.
Assim, o projeto evita grandes movimentações de terra e restringe o contato dos trabalhadores com as áreas de preservação ambiental, além de aumentar a velocidade da obra.
Se o viaduto fosse construído de forma convencional, o projeto demandaria serviços de drenagem, escavações, aterros e terraplenagem para a instalação dos blocos de fundação para os pilares da superestrutura. Com o Encontro Leve, a SPMar conseguirá diminuir o impacto ambiental em até 95%.
Com o quarto trecho da obra liberado, o traçado do Trecho Leste do Rodoanel chega às cidades de Suzano e Poá.
Confira a cronologia dos três primeiros trechos:
Agosto de 2011 – inauguração das obras do trevo de ligação entre o Trecho Sul, a Av. Papa João XXIII e o Trecho Leste;
Outubro de 2011 – início da segunda fase, com a construção da usina de concreto da fábrica de vigas, em Suzano.
Segundo a SPMar, a fábrica está produzindo todas as 8.640 vigas de concreto e as 2.900 estacas para a construção do viaduto Encontro Leve Estruturado;
Dezembro de 2011 – início da terceira etapa, com o começo da construção do túnel Santa Luzia.
Janeiro de 2012 – início das obras da quarta fase, com a construção do viaduto Encontro Leve Estruturado.
Acompanhe aqui no Portal Transporta Brasil toda a evolução das obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.
Fonte: Transporta Brasil, Por Leonardo Andrade
Comentários
Postar um comentário