segunda-feira, 23 de abril de 2012

Novos prédios vão levar 50 mil carros para a Marginal Pinheiros

23/04/2012 - Jornal da Tarde

Trânsito em bairros ao longo do Rio Pinheiros deve piorar após abertura de 12 megacomplexos, com hotéis a torres residenciais

Trânsito na Marginal Pinheiros em São Paulo
créditos: Futura Press

Nos próximos anos, São Paulo terá 12 novos empreendimentos na Marginal do Pinheiros, que vão criar quase 50 mil vagas de estacionamento ao longo de uma das principais vias da capital, já bastante congestionada. A maior parte desses megacomplexos - que abrigarão torres comerciais e residenciais, hotéis e shoppings - concentra-se nas regiões de Santo Amaro, Chácara Santo Antônio, Morumbi, Vila Olímpia e Itaim-Bibi, na zona sul.
 
Esses projetos constam de uma lista de 200 empreendimentos de grande porte - levando em consideração o m² construído e o número de vagas criadas - tidos como polos geradores de tráfego. A relação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Habitação e enviada ao Ministério Público Estadual (MPE).
 
Com base nessa listagem, o MPE quer saber quais são as contrapartidas exigidas pela Prefeitura para aprovar os projetos e que tipo de obras viárias serão cobradas da iniciativa privada para que o trânsito no entorno dos empreendimentos não vire um caos. "Nossa prioridade neste ano é investigar como a mobilidade urbana vem sendo tratada pelo poder público", afirma o promotor José Carlos de Freitas, da Habitação e Urbanismo. "Os reflexos não são sentidos apenas no trânsito - também afetam outras áreas, como a permeabilidade do solo da cidade."
 
O maior empreendimento - em tamanho e número de vagas - fica na região da Chácara Santo Antônio, nos terrenos das antigas fábricas Monark e Timken, entre as Ruas Engenheiro Mesquita Sampaio, José Vicente Cavalheiro, João Peixoto dos Santos e Antonio de Oliveira. O terreno tem 585 mil m² e vai criar 10.483 vagas. Além de hotel e shopping center, terá torres comerciais e residenciais. As obras ainda nem começaram, mas já preocupam os vizinhos. "Está todo mundo preocupado com as desapropriações que devem ocorrer para que as obras viárias sejam realizadas", disse a professora aposentada Sueli Labônia, de 60 anos, que mora no local há 36. "Vai transformar totalmente a região e o trânsito, que de alguns anos para cá já ficou complicado entre 20h e 21h30", completa o marido dela, o advogado Nelson Labônia, de 68.
 
Na Marginal do Pinheiros, esquina com a Rua Luís Correia de Melo, região de Santo Amaro, outro empreendimento começa a tomar forma onde antes havia quadras de tênis. No local haverá 396 unidades residenciais, 204 comerciais e 20 espaços corporativos com 1.364 vagas.
 
Caminhões
 
A movimentação de caminhões já preocupa moradores, como a aposentada Hiromi Kondo, de 68 anos, que mora há quatro décadas no bairro. "No ano passado, começou a funcionar um condomínio residencial e há outros dois sendo erguidos. O trânsito já é difícil, pois essa rua virou rota de fuga da Marginal."
 
Na esquina da Marginal com as Ruas Doutor Rubens Gomes Bueno e Acari, também na região de Santo Amaro, um terreno de 201 mil m² vai abrigar o Brookfield Towers, com duas torres e um shopping center. O local teria o prédio mais alto do País, com 200 metros, mas a altura foi rebaixada para 135 metros. Na garagem, serão 3.809 vagas.
 
Leia também:
 
Mais prédios com mais garagens e mais carros? Leia artigo de Raquel Rolnik 
Coletivos transportam 30 vezes mais pessoas que carros 
Ciclista pode poupar R$ 2,7 mil por ano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário