segunda-feira, 4 de junho de 2012

GOVERNADOR ALCKMIN ASSINA CONTRATO DO PROJETO EXECUTIVO PARA LIGAÇÃO SECA ENTRE SANTOS E GUARUJÁ

31/05/2012 - Assessoria de Imprensa Secretaria Estadual de Logística e Transportes 

 O prazo previsto para o detalhamento construtivo será de 18 meses com recursos orçados em R$ 33,6 milhões
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 30, o início dos trabalhos de detalhamento construtivo e projeto executivo do túnel imerso para a ligação viária entre os municípios de Santos e Guarujá. No evento, será assinado o contrato com o Consórcio Consultor Engevix - Planservi - Themag Túnel Submerso, vencedor da licitação, com as presenças do secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho; do presidente e diretor de Engenharia da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço e Pedro da Silva, respectivamente.
 
Na última segunda-feira, 28, a DERSA publicou o edital de homologação em prol do Consórcio que executará os trabalhos do Projeto Executivo da ligação seca entre as cidades da baixada santista.  O prazo previsto para o detalhamento construtivo será de 18 meses com recursos orçados em R$ 33,6 milhões.
 
O escopo do serviço para o Projeto Executivo compreende apoio à elaboração do EIA-RIMA e ao licenciamento ambiental do empreendimento; consolidação e otimização da alternativa selecionada; projeto de engenharia do túnel e de todo o complexo viário; preparação dos elementos para licitação das obras (ou PPP); e detalhamento executivo das obras de engenharia.
 
A tecnologia de construção de túneis imersos ainda é inédita no País. Por isso, as três empresas vencedoras por meio do Consórcio serão assistidas por consultores externos da Holanda e da Suécia, especializados em projeto de túnel imerso, navegabilidade e tecnologia de concreto, com comprovada experiência neste tipo de obra.  No final do projeto teremos três empresas brasileiras habilitadas nessa tecnologia.
 
A primeira passagem de tráfego, que utilizou o método de túnel imerso, foi construída em 1910, para permitir a passagem da Ferrovia Central de Michigan (Michigan Central Railroad) sob o Rio Detroit, nos Estados Unidos. Embora ainda inédita no Brasil, foram catalogados mais de 150 túneis imersos atualmente em operação pelo mundo.
 
Cronograma sem alteração
 
O edital de concorrência foi reaberto dia 23 de março, quando novo prazo para a entrega dos envelopes foi estabelecido. A licitação estava suspensa em caráter liminar por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às vésperas da entrega dos envelopes, antes marcada para 17 de fevereiro.
 
Ao autorizar a reabertura, o TCE referendou o edital da DERSA, uma vez que não houve qualquer alteração no conteúdo da publicação. Assim, o processo de licitação seguiu o curso normal, conforme programação anunciada. As empresas interessadas participaram organizadas em consórcios, com três empresas para cada um, como previsto no edital.
 
O cronograma de construção do túnel imerso também não foi alterado. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo para implantação do investimento está estimado em R$ 1,3 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações, gerenciamento, entre outros.
 
Ligação por túnel
 
O túnel imerso entre Santos e Guarujá será implantado em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT.
 
O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) que será implantada na Baixada Santista.
 
Estudo determinou escolha
 
A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da DERSA. Batizado de "Projeto Prestes Maia", entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.
 
Os túneis imersos constituem uma alternativa interessante para a transposição secas de canais navegáveis, pois evitam as limitações de altura que surgem sempre que se opta pela construção de uma ponte.
 
As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais (escavados) estão no custo de implantação (mais baixo) e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.
 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria Estadual de Logística e Transportes 
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