sábado, 21 de julho de 2012

São Paulo estuda criação de três garagens subterrâneas

19/07/2012 - O Estado de São Paulo

Conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2013

A Prefeitura de São Paulo vai realizar amanhã, sexta-feira (20), a primeira audiência pública para discutir com a população a construção de três garagens subterrâneas na capital. Os estacionamentos ficarão nos subsolos do Mercado Municipal da Cantareira e das praças Fernando Costa (região da 25 de Março) e Roosevelt, no centro.

O número de pavimentos e vagas em cada um deles já foi definido, assim como as ruas de entrada e saída dos veículos. Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, o edital já está pronto e a licitação deve ocorrer em breve. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2013.

No total, serão 1.390 vagas, 110 a menos que o divulgado no ano passado. De acordo com a prefeitura, as garagens subterrâneas têm o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito. Com isso, vagas de zona azul em ruas do entorno podem deixar de existir. Isso porque o estacionamento nas garagens terá o preço cobrado por empresas privadas em cada local. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), no entorno dessas regiões existem hoje 1.167 vagas de zona azul.

Confira também
Condomínio instala radar para multar moradores

Polícia investiga falha em detector de metais

A proposta é que, por meio de licitação, empresas privadas construam e administrem por 30 anos as garagens. O valor da diária não foi definido, mas dois estacionamentos municipais administrados por consórcios (Trianon e Hospital das Clínicas) cobram R$ 40 por dia ou R$ 12 a primeira hora. O valor foi reajustado em 133% no fim do ano passado, com autorização da prefeitura.

As garagens subterrâneas terão vagas para veículos grandes, leves, motos e bicicletas. A maior será a do mercado municipal, que terá três pavimentos e 555 vagas. O acesso será apela avenida Mercúrio e a saída dos carros, pela rua da Cantareira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário