quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Geraldo Alckmin autoriza obras do Complexo Viário do Polo Itaquera, na Zona Leste

27/08/2012 - Assessoria de Imprensa 

 Licitação para construção da maior passarela de São Paulo é novidade no conjunto de obras

São Paulo, 27 de agosto de 2012 - O governador Geraldo Alckmin autorizou hoje, 27, a assinatura da nota de serviço para a implantação do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera, na Zona Leste. O evento contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho. 
 
No evento, Alckmin anunciou ainda a licitação das alças de ligação entre a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Av. Jacu-Pêssego, avaliadas em R$ 75 milhões. Outra novidade foi a construção da maior passarela de São Paulo, com valor estimado em R$ 19 milhões. O dispositivo terá extensão de 185 metros, vão livre de 110 metros, e será usado por torcedores a caminho da futura Arena Corinthians. O edital das novas obras será publicado amanhã, 28, no Diário Oficial Empresarial do Estado. 
 
Com a assinatura da nota de serviço para as obras do Complexo Viário, o Consórcio Vizol, formado pelas construtoras OAS e S/A Paulista, inicia os trabalhos de mobilização de canteiro de obras, sinalização e instalação de placas de aviso de intervenções.
 
O consórcio venceu a licitação da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, oferecendo desconto de 27,8% para a execução das obras e serviços, orçados inicialmente em R$ 355 milhões. Assim, a proposta vencedora, de R$ 257 milhões, representou economia de R$ 97,8 milhões ao Tesouro Paulista. Homologado vencedor em 28 de junho, consórcio assinou contrato com a DERSA em 15 de agosto. 
 
A economia obtida na licitação possibilitou a inclusão das novas obras, como as alças da Jacu Pêssego e a maior passarela de São Paulo, que serão licitadas pela companhia. 
 
Assinada a nota de serviço, as obras devem começar no início de setembro, com prazo de conclusão de 20 meses. O Tesouro do Estado investe no complexo viário R$ 345,9 milhões e a Prefeitura de São Paulo, R$ 132,3 milhões. Assim, o total previsto no convênio para o empreendimento é de R$ 478,2 milhões.
 
Serão realizadas as seguintes obras e serviços nesta primeira etapa:
 
1 - Nova avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos;
 
2 - Nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury;
 
3 - Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e
 
4 - Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho.
 
Benefícios
 
A nova avenida no sentido Norte e Sul interligará as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder. O conjunto de viadutos a ser instalado sobre os trilhos do Metrô e CPTM permitirá uma transposição fácil da porção Norte à Sul do bairro, que hoje não conta com um viário apropriado.
 
A ligaçao da Itaquera à Miguel Inácio Curi facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera, a partir da Avenida Itaquera e Avenida Líder. A via expressa, executada em mergulho na Radial Leste, segregará o transito local do trânsito de passagem, que será alocado em via expressa.
 
As novas alças, que ainda serão licitadas, facilitarão a interligação entre a Nova Radial (Avenida José Pinheiro Borges) e a Avenida Jacu Pêssego, os dois principais eixos viários do extremo Leste, facilitando o acesso à Marginal Tietê e ao Rodoanel para aqueles que atingem a José Pinheiro Borges.
 
Com prazo de execução de 15 meses, as novas alças também melhoram a locomoção dos torcedores que passam pela região nos dias de jogos, criando uma alternativa pela Marginal Tietê e Rodoanel (por meio da Av. Jacu-Pêssego), aliviando o tráfego na Radial Leste.
 
A maior passarela de São Paulo, ligando a ala Norte com a  Sul de Itaquera, outra obra a ser licitada, facilitará a circulação das pessoas que pretendem atingir o Polo Institucional e o estádio.  Além da Arena Corinthians, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, Fatec, Etec, Senai, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Convenções e polo tecnológico, entre outros.
 
O Complexo Viário Polo Itaquera implementará uma nova dinâmica ao bairro, beneficiando diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes somente do extremo Leste da cidade, e os 5 milhões de moradores de toda a região Leste. Além de melhorar a acessibilidade local, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de moradores que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.
 
POLO DE ITAQUERA TERÁ PASSARELA COM MAIOR VÃO LIVRE CONSTRUÍDA EM SÃO PAULO
 
Obra facilitará locomoção de grande fluxo de torcedores a caminho da Arena Corinthians
 
O Complexo Viário do Polo Itaquera, na Zona Leste, terá uma nova passarela com 185 metros de extensão. As restrições geométricas e condicionantes técnicas levaram a uma obra de grandes vãos, com um de aproximadamente 110 metros e outro com 75 metros.
 
Posicionada próxima ao Centro de Educação Infantil Professora Abigail Rocha Moreno, na rua Boipeva,  a nova passarela ligará a porção Norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio do Corinthians, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM, bem como a Radial Leste e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial).
 
A passarela - a maior de São Paulo - irá se destacar dentro do conjunto de obras previstas para o local, pois será a primeira obra de arte especial do novo complexo viário a ser avistada por quem atinge a região, vindo do centro, pela Radial Leste.
 
Atualmente, a passarela com o maior vão livre de São Paulo fica no Complexo Viário Maria Campos (96,5 metros), na divisa com Osasco, e também foi executada pela DERSA.
 
A obra será instalada com uma largura mínima de 6 metros para atender o fluxo concentrado de pessoas em dias de jogos. Com a nova passarela, a travessia dos pedestres procedentes da região Norte de Itaquera, a caminho do novo Polo Institucional de Itaquera (que inclui o novo estádio), será mais curta. 
 
Hoje, para realizar este trajeto à pé é necessária a transposição dos trilhos por dentro da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, o que gera conflito com trânsito de usuários desses serviços.
 
Para esta licitação, a DERSA fará uso da modalidade "contratação integrada". Trata-se de uma novidade introduzida pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e que será usada pela primeira vez no Estado de São Paulo.
 
A contratação integrada prevê uma única licitação para o projeto e a construção, permitindo que o licitante tenha liberdade para apresentar a solução construtiva. A vantagem é que a economia para o Estado pode vir tanto em virtude de um projeto mais racional quanto pela queda do preço da obra.

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