segunda-feira, 11 de março de 2013

Governador de SP assina contratos para a construção do Rodoanel Norte

13/02/2013 - Portal Transporta Brasil

Trecho terá 44 km de extensão e ligará os ramos Oeste e Leste, com início na confluência da antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332) e término na intersecção com a rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos. Obra vai custar R$ 3,9 bilhões

Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acaba de assinar os contratos para a construção do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, a quarta e última etapa do anel viário que circundará a região da Grande São Paulo e ligará todas as rodovias que cortam a cidade e terá uma extensão total de 178 km.

O trecho Norte ligará os trechos Leste e Oeste, com início na antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332) e final na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, e terá 44 quilômetros de extensão.

Segundo o governo do Estado de São Paulo e a Dersa, empresa estatal responsável pelo projeto do Rodoanel, a licitação para a construção do trecho Norte vai custar R$ 3.906.504.764,55, cerca de R$ 1,2 bilhão a menos que o valor de referência da tomada de preços.



Os vencedores da concorrência internacional para as obras do trecho Norte foram a Construtora OAS Ltda, a construtora espanhola Acciona Infraestructuras, e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior, Isolux Corsán e Construcap/Copasa, também da Espanha. Confira cada trecho, os valores e os vencedores da licitação na tabela abaixo:

Fonte: Dersa

Ao todo, dezoito grupos foram pré-qualificados para participar da última etapa da licitação. Ao todo, o empreendimento custará R$ 5,6 bilhões, incluindo as desapropriações que deverão ser feitas para viabilizar a construção da via. Deste montante, R$ 2 bilhões foram emprestados pelo Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), R$ 1,72 bilhão virá do governo federal e o restante será bancado pelo governo do Estado.

O prazo para finalização da construção do trecho Norte do Rodoanel é de 36 meses. A via, considerada de "classe zero", terá quatro faixas de rolagem na maioria dos trechos e, a exemplo dos trechos já em operação, a velocidade máxima permitida será de 100 km/h.

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