segunda-feira, 1 de abril de 2013

Começa a zona livre de carros no Largo 13

01/04/2013 - Diário de SP

Implementada no feriado de Sexta-Feira da Paixão, a primeira zona livre de carros de São Paulo no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, na Zona Sul, encara nesta segunda o seu primeiro dia útil. A restrição vale de segunda a sábado nos horários de pico, em algumas ruas no entorno do Largo 13. Somente ônibus, táxis e motos poderão transitar pelas vias. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o objetivo é melhorar o desempenho do transporte público.

Pela manhã, entre 5h e 10h, os carros ficam proibidos de trafegar por trechos da Alameda Santo Amaro, Rua Paulo Eiró, Avenida Padre José Maria e Avenida Adolfo Pinheiro (ver mapa). À tarde, entre 16h e 20h, a interdição para automóveis é na Rua Barão do Rio Branco, entre as Avenidas Mário Lopes Leão e Padre José Maria. No local, as placas já indicam os caminhos alternativos.

A mudança divide a opiniões. O comerciante Raimundo Rodrigues, de 59 anos, tem um escritório na Alameda Santo Amaro e precisará mudar a sua rota. "Os carros não atrapalham. Essa via é de fluxo rápido, não fica parada", argumenta.

Já o comerciante Cláudio Paulo de Oliveira, de 42 anos, chega ao comércio no Largo 13 por volta das 5h, quando a restrição já está vigorando, mas não reclama. "Terei de fazer outro caminho, mas de fato esses carros atrapalham muito."

Apesar de ter carro, o professor Cleber Luiz Ribeiro, de 50 anos, prefere usar o ônibus de segunda a sábado, por causa do tráfego intenso. "O que estão fazendo é para o bem. Mas é preciso melhorar a qualidade do transporte público."

Motorista de uma lotação Fátima Hummes, de 43 anos, diz que para cruzar a Rua Barão do Rio Branco chega a levar 40 minutos. "Isso piora no horário de saída de escola. Espero que essa medida resolva um pouco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário