segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Editorial: “Pedalar pela cidade”

29/12/2014 - Folha de SP

Editorial da Folha começa lembrando recente entrevista com o prefeito Haddad, em que ele reconhece, segundo o jornal, que nem todas as 123 metas previstas em seu programa de gestão estarão prontas até o final de 2016. Na entrevista, Haddad disse que precisará "deslizar para a frente" algumas iniciativas, como os 150 km de corredores de ônibus.

Haddad, aponta o editorial, "se esforçará para instalar os anunciados 400 km de ciclovias pela cidade foram 141 km em 2014". O jornal afirma isso em função de a maioria dos paulistanos, de acordo com pesquisa Datafolha de setembro, endossar a medida.

Nesse ponto o editorial lamenta que Haddad tenha atropelado o diálogo com a população e o planejamento adequado na execução das ciclovias.

Mesmo assim, reconhece a Folha, "tendo sido alcançada uma estrutura mínima que permite ao ciclista trafegar com segurança, sobretudo na região central da cidade, é necessário agora promover maior integração desse meio de deslocamento com o transporte público coletivo".

O editorial discute então os métodos a serem adotados para a integração entre bicicletas e ônibus. "Falta consenso sobre qual modelo adotar. Levantamento de 2005 apontou que dois em cada três ônibus nos Estados Unidos eram preparados para ciclistas; cidades europeias como Londres e Copenhague permitem apenas bicicletas dobráveis".

Para ler o editorial na íntegra, visite o site da Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário