quinta-feira, 5 de maio de 2016

Faixa de pedestres diagonal em SP deixa de ser azul e é pintada de verde


04/05/2016  - Folha de SP

A faixa de pedestres diagonal no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga, no centro de São Paulo, ganhou a cor verde em substituição à azul nesta terça (3). A mudança atende à determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que padroniza nacionalmente a cor de fundo nas faixas de travessias diagonais.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deu início à mudança no sábado (30). Os primeiros cruzamentos a receberem a alteração foram os do viaduto do Chá com a rua Coronel Xavier de Toledo e o das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo. Outros cinco ainda serão contemplados com a alteração na cor de fundo.

Em formato de "X", a faixa foi implantada no cruzamento cartão-postal do centro de São Paulo em janeiro de 2015. O desenho ajuda pessoas a atravessarem esquinas opostas de forma direta, e não em duas etapas. Esse tipo de sinalização é comum em Tóquio, no Japão.

A nova faixa reduziu o tempo de travessia em relação às faixas tradicionais de 159 segundos para 88 segundos. Segundo a CET, até 4.700 pessoas passam, por hora, pelo cruzamento da São João com a Ipiranga no pico da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário