quinta-feira, 8 de junho de 2017

Plano prevê ligação entre antiga Cracolândia e Bom Retiro

07/06/2017 - R7

Objetivo seria facilitar acesso a equipamentos culturais, de lazer e comércio

Agência Estado  

Usuários de drogas se mudaram para a área da praça Princesa Isabel
Gustavo Basso/R7

Além de construção de moradias populares, instalação de equipamentos públicos e requalificação urbanística de praças, ruas e calçadas, a gestão João Doria (PSDB) estuda construir passagens sobre os trilhos de trem na região da Luz para conectar a antiga Cracolândia ao bairro do Bom Retiro.

O objetivo seria facilitar o acesso dos moradores da área batizada como Nova Luz aos equipamentos culturais, de lazer e comércio já existentes no bairro vizinho e promover uma circulação maior de pessoas pelas ruas que até o mês passado concentravam uma feira de drogas e um acampamento de dependentes químicos ao ar livre.

A ideia é que ao menos duas passagens, para pedestres e veículos, sejam feitas por cima ou por baixo dos trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), da Estação Júlio Prestes e da Sala São Paulo. A Prefeitura negocia com o governo do Estado para que as obras sejam incluídas na Parceria Público-Privada (PPP) da Habitação no Centro.

"Os trilhos fragmentam a região da Luz e funcionam como barreiras físicas. Essas conexões urbanas juntariam duas áreas ricas em história e equipamentos culturais", diz a secretária de Desenvolvimento Urbano, Heloisa Proença, responsável pelas ações de urbanismo na antiga Cracolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário