quinta-feira, 28 de junho de 2012

Shopping JK Iguatemi faz 'meia abertura', mas agrada

23/06/2012 - Folha.com

CRISTINA MORENO DE CASTRO

O shopping JK Iguatemi abriu ontem às 15h. Ou melhor, parte dele.

Frustrando a expectativa de alguns clientes, mais de 20 lojas, inclusive esperadas grifes internacionais que chegariam ao Brasil pela primeira vez, ainda estavam com as vitrines cobertas. No segundo piso, havia um corredor inteiro com lojas fechadas: Zara, Topman e Topshop.

Também estavam fechadas marcas como Fast Shop, Dolce&Gabbana, Gucci, Chanel, Prada, Ladurée, Farm, Sephora e Carolina Herrera.

"O fechamento parcial é chato, ainda mais porque ficamos esperando um tempão que o shopping abrisse", diz a empresária Heloísa, 41, que não quis dar o sobrenome. Ela foi conhecer o novo centro de compras perto de casa com a mãe, a sogra, a filha e uma amiga.

As aeronautas Fabiane Moraes, 33, e Mireille Pasold, 31, também esperavam encontrar mais lojas abertas. "A gente perdeu a viagem; viemos muito por causa da Topshop", disse Mireille.

Joel Silva/Folhapress

Após dois meses de impasse, o shopping JK Iguatemi, na zona oeste de São Paulo, abriu as portas na sexta-feira
Dos 22 restaurantes, cinco estavam fechados. Mas a praça de alimentação não chegou a ficar cheia. O movimento começou a se intensificar após as 18h, quando menos da metade das mesas estava ocupada e quatro pessoas faziam fila no cinema.

"Achei bem bonito, moderno. Faltava ter todas as lojas abertas. Sobre o trânsito, todo dia é assim [congestionado], acho que não vai mudar nada", disse Thomas Aniello, 18, diretor de inovação.

Várias pessoas tiravam foto da vista da cidade nos dois terraços, que ficam no quarto e no último piso.

Muitas lojas fizeram coquetel de inauguração, com champanhe, drinques e DJs.

Quanto aos preços dos produtos, há de tudo, mas não é difícil entrar na casa dos milhares. Desde as vitrines expondo havaianas a R$ 12,90 e camisas a R$ 29,90 a outras com malas por R$ 237,6 mil, bolsas por R$ 17,3 mil, ternos de R$ 15,6 mil e relógios de pulso de R$ 96 mil.

Editoria de Arte/Folhapress

TRÂNSITO

O empreendimento só conseguiu autorização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Habite-se e alvará de funcionamento na última semana. O Ministério Público ainda pode acionar a Justiça, porque entende que o shopping só poderia abrir após construir um viaduto, conforme determinação judicial de março.

No início da noite, o trânsito no entorno -Chedid Jafet, Juscelino Kubitschek e marginal Pinheiros- estava congestionado. No entanto, não dá para dizer se o shopping contribuía para isso, pois a Folha gastou cinco minutos para entrar no estacionamento, dar a volta e sair de novo, sem pegar filas.

Após Habite-se, shopping JK deve abrir amanhã à tarde

21/06/2012 - Folha de São Paulo

A Subprefeitura de Pinheiros emitiu ontem a certidão de conclusão de obras, ou Habite-se, para o shopping JK Iguatemi, na esquina das avenidas Nações Unidas e Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo.

Com isso, o shopping diz esperar apenas a emissão do alvará de funcionamento para abrir as portas. E acredita que isso ocorra ainda hoje, porque enviou e-mail aos lojistas estimando que "a inauguração do shopping acontecerá a partir de sexta-feira próxima, à tarde".

A emissão do Habite-se só foi possível após a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) emitir um termo parcial que atesta que o empreendimento, ao alargar um trecho da marginal Pinheiros, cumpriu as exigências para minimizar o impacto que vai causar ao trânsito.

Para o Ministério Público, no entanto, a decisão judicial que impediu a abertura em abril -época pretendida pelo shopping- continua valendo. Essa decisão condiciona o início das atividades no local à emissão de um termo definitivo, que a CET só vai conceder após a construção de um viaduto, ainda nem iniciado.

A Promotoria não informou se pretende contestar judicialmente a inauguração.
lojas prontas

Ontem o dia foi de intensa movimentação no shopping.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Funcionárias fazem a limpeza da vitrine do novo Shopping JK (Iguatemi) que deve ser inaugurado na sexta
Pela manhã, funcionários e lojistas limpavam e arrumavam vitrines, enquanto técnicos de telefonia concluíam serviços do lado de fora.

Caminhões descarregavam mercadorias pela entrada de serviços. Os acessos principais estavam fechados e protegidos por seguranças.

Segundo lojistas ouvidos pela Folha, mais de 90% das lojas já estão prontas para a inauguração -com manequins vestidos, prateleiras ocupadas e estoque abastecido. Os bancos que ficam na área de circulação já estão sem as capas de proteção.

"Estamos prontos há um mês e meio", disse Paula Franjolli, gerente da loja Hector Alberttazzi.

A estimativa de Mariana Schvartsman, 24, sócia da Talchá, é de um prejuízo de mais de R$ 600 mil pelo período em que a loja ficou fechada, pagando o salário dos 12 funcionários e o estoque de chás.

Lojas que esperavam abrir a tempo do Dia dos Namorados já substituíram os produtos de destaque das vitrines.

Funcionárias de uma loja de artigos esportivos afirmaram que desde segunda-feira os preparativos para a conclusão da arrumação estão sendo agilizados. Segundo elas, a equipe da loja estava contratada há tempos.

NEGADOS

Outros dois empreendimentos pediram autorização para abrir e não conseguiram, pois não cumpriram todas as obras para reduzir o impacto no trânsito.

O Pátio Victor Malzoni, torres de escritórios da Brookfield na Faria Lima, está fechado até que as dez obras pedidas pela CET, já em andamento, terminem.

Já o Mooca Plaza Shopping foi aberto em novembro sem fazer as obras. Ele diz que cumpriu 16 das 17 exigências e aguarda autorização para concluir a restante em até 30 dias. Nem shopping nem prefeitura esclareceram como o local funciona sem documento necessário para ter o alvará.

domingo, 17 de junho de 2012

Shopping JK Iguatemi obtém principal autorização para abertura

15/06/2012 - Valor Online

Controlado pelo Iguatemi Empresa de Shopping Centers e pelo grupo WTorre, o shopping JK Iguatemi obteve, enfim, o principal documento necessário para a abertura do empreendimento, o Termo de Recebimento de Aceitação Parcial (TRAP). A informação a respeito da liberação do termo consta no Diário Oficial de São Paulo datado desta sexta-feira, e o termo foi emitido pela Secretaria Municipal de Transportes. 

A liberação do TRAP era aguardada há meses pela direção do empreendimento. 

A partir de agora, falta ao shopping solicitar a “certidão de habite-se”, o último documento necessário para que um empreendimento possa iniciar a operação. A obtenção do habite-se tende a ser menos complexa do que a do TRAP, na avaliação de fontes próximas aos controladores. 

O shopping ainda não tem data para abrir. A abertura estava marcada para 19 de abril, mas a falta do TRAP atrasou a abertura. Ou seja, até a inauguração, o atraso deve superar dois meses.

Com o termo, é possível inaugurar o JK Iguatemi enquanto as últimas obras viárias na região, exigidas pela prefeitura, estão sendo realizadas pela WTorre. A principal obra é o viaduto que liga a avenida Juscelino Kubitschek e a Marginal Pinheiros, que só deve ficar pronto em 2013. No entanto, a abertura do empreendimento pode acontecer, na avaliação final da prefeitura, porque as obras realizadas até o momento devem desafogar o trânsito na região.

SP consegue empréstimo de R$ 2 bilhões para o Rodoanel

15/06/2012    - Folha de São Paulo

O governo de São Paulo assinou ontem (14) contrato de financiamento de R$ 2 bilhões com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a construção do trecho norte do Rodoanel.

O contrato foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em Washington (EUA). Segundo o governo, este é o maior empréstimo já firmado pelo Estado.

O trecho norte, último do Rodoanel a ser concluído, terá 44 km de extensão e interligará os trechos oeste e leste. Ao todo, o Estado vai investir cerca de R$ 4,79 bilhões no Rodoanel, sendo R$ 2 bilhões de financiamento do BID e os outros R$ 2,79 bilhões de orçamento do Estado. As informações são do governo do Estado.

A autorização para que o governo de São paulo firmasse empréstimo com o BID foi aprovada pelo Senado em maio. A autorização prevê garantia da União para o empréstimo. Pelo texto aprovado, o prazo para desembolso dos recursos é de cinco anos, contados a partir da vigência do contrato.

Em março, Alckmin assinou decretos para desapropriar cerca de 2.500 imóveis localizados no percurso do trecho norte do Rodoanel --maior obra viária da sua gestão. A área, equivalente a 1.400 campos de futebol como o do Pacaembu, engloba uma faixa de 130 metros, em média, ao longo de 47,4 km de rodovia.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

GOVERNADOR ALCKMIN ASSINA CONTRATO DO PROJETO EXECUTIVO PARA LIGAÇÃO SECA ENTRE SANTOS E GUARUJÁ

31/05/2012 - Assessoria de Imprensa Secretaria Estadual de Logística e Transportes 

 O prazo previsto para o detalhamento construtivo será de 18 meses com recursos orçados em R$ 33,6 milhões
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 30, o início dos trabalhos de detalhamento construtivo e projeto executivo do túnel imerso para a ligação viária entre os municípios de Santos e Guarujá. No evento, será assinado o contrato com o Consórcio Consultor Engevix - Planservi - Themag Túnel Submerso, vencedor da licitação, com as presenças do secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho; do presidente e diretor de Engenharia da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço e Pedro da Silva, respectivamente.
 
Na última segunda-feira, 28, a DERSA publicou o edital de homologação em prol do Consórcio que executará os trabalhos do Projeto Executivo da ligação seca entre as cidades da baixada santista.  O prazo previsto para o detalhamento construtivo será de 18 meses com recursos orçados em R$ 33,6 milhões.
 
O escopo do serviço para o Projeto Executivo compreende apoio à elaboração do EIA-RIMA e ao licenciamento ambiental do empreendimento; consolidação e otimização da alternativa selecionada; projeto de engenharia do túnel e de todo o complexo viário; preparação dos elementos para licitação das obras (ou PPP); e detalhamento executivo das obras de engenharia.
 
A tecnologia de construção de túneis imersos ainda é inédita no País. Por isso, as três empresas vencedoras por meio do Consórcio serão assistidas por consultores externos da Holanda e da Suécia, especializados em projeto de túnel imerso, navegabilidade e tecnologia de concreto, com comprovada experiência neste tipo de obra.  No final do projeto teremos três empresas brasileiras habilitadas nessa tecnologia.
 
A primeira passagem de tráfego, que utilizou o método de túnel imerso, foi construída em 1910, para permitir a passagem da Ferrovia Central de Michigan (Michigan Central Railroad) sob o Rio Detroit, nos Estados Unidos. Embora ainda inédita no Brasil, foram catalogados mais de 150 túneis imersos atualmente em operação pelo mundo.
 
Cronograma sem alteração
 
O edital de concorrência foi reaberto dia 23 de março, quando novo prazo para a entrega dos envelopes foi estabelecido. A licitação estava suspensa em caráter liminar por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às vésperas da entrega dos envelopes, antes marcada para 17 de fevereiro.
 
Ao autorizar a reabertura, o TCE referendou o edital da DERSA, uma vez que não houve qualquer alteração no conteúdo da publicação. Assim, o processo de licitação seguiu o curso normal, conforme programação anunciada. As empresas interessadas participaram organizadas em consórcios, com três empresas para cada um, como previsto no edital.
 
O cronograma de construção do túnel imerso também não foi alterado. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo para implantação do investimento está estimado em R$ 1,3 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações, gerenciamento, entre outros.
 
Ligação por túnel
 
O túnel imerso entre Santos e Guarujá será implantado em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT.
 
O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) que será implantada na Baixada Santista.
 
Estudo determinou escolha
 
A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da DERSA. Batizado de "Projeto Prestes Maia", entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.
 
Os túneis imersos constituem uma alternativa interessante para a transposição secas de canais navegáveis, pois evitam as limitações de altura que surgem sempre que se opta pela construção de uma ponte.
 
As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais (escavados) estão no custo de implantação (mais baixo) e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.
 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria Estadual de Logística e Transportes 
(11) 3702-8111       
transportes@transportes.sp.gov.br

São Paulo tem maior congestionamento da história

01/06/2012 - R7

Cidade atingiu 295 km de lentidão às 19h desta sexta-feira (1º)
Do R7

Clayton de Souza/Agência Estado
Pista expressa da Maringla Tietê ficou quase totalmente parada no sentido Ayrton Senna

A cidade de São Paulo registrou na noite desta sexta-feira (1º) o maior índice de congestionamento de toda a sua história. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade tinha 295 km de lentidão, ou 33.9% do total de 868 km monitorados, às 19h. 

De acordo com a companhia, a chuva, acidentes e excesso de veículos contribuíram para que a cidade atingisse o recorde histórico, superando os 293 km de filas registrados em 10 de junho de 2009. De acordo com a CET, essa medição começou a ser feita nos anos 80.

Os motoristas utilizavam a marginal Tietê foram os que mais sofreram nesta sexta. A pista expressa no sentido Ayrton Senna estava congestionada em quase sua totalidade por volta das 19h15. Eram 23,2 km – de um total de 24 –, desde a ponte da Rodovia Castello Branco até o viaduto Imigrante Nordestino. Na pista local, no mesmo sentido, havia 20 km de filas, desde a ponte da rodovia Castello Branco até o CT (Centro de Treinamento do Corinthians).

Já a marginal Pinheiros tinha 18 km de lentidão no sentido Castello Branco, na pista expressa, desde a ponte Transamérica até a rodovia Castello Branco. No mesmo sentido, a pista local tinha 10 km de filas, desde a ponte Transamérica até a ponte Eusébio Matoso.

O corredor norte-sul tinha 8,6 km de congestionamento no sentido Santana, desde o viaduto João Julião da Costa Aguiar até a ponte das Bandeiras.
 

 

sábado, 2 de junho de 2012

Alckmin inicia obras de terraplenagem para quinta faixa da Imigrantes

29/05/2012 - Governo SP

Com objetivo de aumentar a capacidade de fluxo de veículos em 25%, implantação da quinta faixa reduzirá viagem em até 20 minutos

Du Amorim

Governador Geraldo Alckmin inicia obras de terraplenagem para implantação da quinta faixa na pista norte da Rodovia dos Imigrantes

O governador Geraldo Alckmin deu início, nesta terça-feira, 29, às obras de terraplenagem para implantação de quinta faixa na pista norte, sentido capital, da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), em São Bernardo do Campo.

Os 13 quilômetros de faixa adicional serão implantados entre a Interligação Planalto (km 39,7) e o acesso ao Trecho Sul do Rodoanel (km 26,2). O trecho apresenta congestionamentos principalmente no retorno de feriados, pois parte dos veículos da Rodovia Anchieta utiliza a Interligação Planalto para seguir viagem pela Imigrantes. Depois do km 26,2 o tráfego volta a ganhar fluidez, uma vez que alguns motoristas seguem pelo Rodoanel.

"O Sistema Anchieta-Imigrantes é um dos mais estratégicos do Estado de São Paulo. Ele liga a terceira maior cidade do mundo à Baixada Santista, ao porto de Santos e ao polo petroquímico de Cubatão, além de ser fundamental para o turismo", destaca o governador. "A obra inclui a ampliação de dois viadutos e duas pontes. E como vamos ter obras de arte, já fica prevista nessa ampliação também a sexta faixa", completa Alckmin.

O objetivo é aumentar a capacidade de fluxo de veículos em 25%, o que representa cerca de 2 mil veículos por hora. A implantação da 5ª faixa teve início no dia 2 de janeiro. Serão investidos R$ 19,1 milhões para execução das obras.

Após a conclusão, que está prevista para maio de 2013, deve haver redução de 15 a 20 minutos no tempo de viagem no trecho em horários de pico. Viabilizada por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, a obra deve gerar cerca de 300 empregos.

Programa de Concessões Rodoviárias

O Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo teve início em 1998, com a concessão de 12 lotes de rodovias. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam R$ 20 bilhões (valores atualizados). O principal resultado são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas está 39,4% menor em relação ao ano de 2000. Além disso, essas rodovias figuram entre as melhores do país, de acordo com avaliação da Confederação Nacional dos Transportes.

Em 2007, o Governo do Estado iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram concedidos cinco corredores rodoviários (Marechal Rondon Oeste, Marechal Rondon Leste, Raposo Tavares, D. Pedro I, Ayrton Senna-Carvalho Pinto) e os Trechos Oeste, Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, totalizando 1,8 mil quilômetros. Esta nova etapa garante investimentos de R$ 13,4 bilhões em obras.

Artesp

Onde pode ser vista a foto dos primeiros carros de São Paulo?

07/05/2012 - O Estado de São Paulo

Foto histórica: família Santos Dumont a bordo dos primeiros carros de SP

RÁDIO ESTADÃO ESPN

Essa é uma dica ótima para quem gosta de história e para quem gosta de carros antigos. A foto que mostra os primeiros carros de São Paulo pertence ao acervo do Museu da Energia de São Paulo, que fica na Alameda Cleveland, 601, nos Campos Elísios. E integra a mostra Memórias do Casarão.

E qual é a história desses carros?
A foto mostra Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, e sua família. E ele está a bordo de um Peugeot de 3,5 cavalos e 2 cilindros. Acredita-se que a imagem tenha sido feita em 1900. Mas o carro chegou à cidade em 1891, quando Santos Dumont tinha 18 anos e, depois de uma temporada em Paris, encantou-se com essas gerigonças estranhas à época. Quando voltou ao Brasil, mandou embarcar o trambolho no navio. O automóvel de Santos Dumont foi o primeiro a andar pelas ruas de São Paulo.

O Museu da Energia de São Paulo também tem muito a ver com Santos Dumont, não?
Sim. O prédio onde fica o museu, por si só, já vale a visita. Trata-se do Casarão Santos Dumont, que foi construído no século 19 e serviu como residência paulistana da família Santos Dumont.

Para quem quiser se programar:
Museu da Energia de São Paulo
Local: Alameda Cleveland, 601, Campos Elísios
Telefone: (11) 3333-5600 ramal 211
Funcionamento: de terça a sábado, inclusive feriados, das 10 às 17 horas
Entrada Gratuita

(sinopse da coluna exibida em 25 de abril pela rádio Estadão ESPN)